terça-feira, 28 de maio de 2013

O Caminho das Gotas

''Minha primeira postagem foi falando do Beija-Flor e as gotas de fazer a nossa parte, isso me fez lembrar de um texto que havia escrito para alguns amigos de um grupo do Facebook e resolvi compartilhá-lo –não pela beleza, mas pela áurea de bons sentimentos no qual foi concebido''.

O Caminho das Gotas

(17 de setembro de 2012)
           Na vida, ao contrário das leis da natureza que vão do equilíbrio a desordem. Tudo aparentemente se encaixa, molda-se, remonta-se, transforma-se... Coisas que tiveram, têm e terão de ocorrer, simplesmente ocorrem sem aviso prévio!  Não por destino, vidas passadas ou carmas. E sim, num curso natural e espontâneo de complexas combinações de variáveis do sarcástico acaso, sejam boas o ruins. Nosso curso é feito os das águas, que gota em gota surgem em algum degelo da nascente de algum rio, percorre longos caminhos, de jusante à vazante, não sabendo se completará seu curso naquele rio - se irá compor o néctar de uma flor – se será a lágrima de alguém - ou voará entre as nuvens. Sua única certeza é a inconstância e que seu futuro jamais será passado, pois desse verá o rastro. Seu trajeto trará consigo experiências das mais diversas, deixando suas marcas e nunca mais será aquela gota pura de água nascente.
          Também feito uma dessas gotas, de repente se cria as amizades, os amores e os outros componentes que escorão ao acaso fazendo do viver, algo intenso, imprevisível, mas que vale a pena continuar esse caminho – A VIDA... E esta mesma por ironia, sorte ou brincadeira nos une, transforma, fortalece e deixa como produto algo verdadeiro e deteriora as impurezas. Deixa-nos algo que as lembranças tiram suspiros de saudade, quase sempre acompanhado de sorrisos, lembra-se do bom, do mau, das histórias, dos segredos e brigas. E assim, a cada dia vamos marcando com sentimentos (sejam qual forem eles) as páginas dessa tábula não mais rasa chamada existência.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Por que pequeno ''Kolibri''?

"Para começar o blog gostaria de compartilhar ,primeiramente, a musa desse projeto, ou mesmo, uma das minhas inspirações de vida. Pois cresci ouvindo meu pai contar essa parábola, ora direcionada a mim, ora a outros. Assim busquei na essência da mesma, atribuir minhas ações e me designar o codinome, muitas vezes usados pelos literatas, músicos e por meu pai também - ao qual devo a lição e expiração - Beija-flor. Como me sinto ainda em formação, em maturação, optei em usar pequeno Kolibri, ou simplesmente,  pequeno beija-flor."   
PARÁBOLA DO BEIJA-FLOR

Certo dia um pequeno Beija-Flor que fugia de um incêndio juntamente com todos os animais da floresta. Enquanto os outros animais corriam desesperadamente para longe da vorazes chamas que engoliam a majestosa floresta, somente o Beija-Flor agia de forma diferente: apanhava gotas de água do leito de um rio e as atirava para o fogo. A águia, um dos mais exuberantes e respeitados animais daquela floresta, intrigada, perguntou: – “Ô bichinho louco, achas que vais apagar o incêndio sozinho com estas gotas tão insignificantes?” – “Sozinho, sei que não vou”, respondeu o Beija-Flor exausto de suas inúmeras idas e vindas,  “mas estou a fazer a minha parte”.
Envergonhado, a águia chamou os outros pássaros, juntos, todos entraram na luta contra o incêndio.
Vendo isto, os elefantes venceram seus medos e, enchendo suas trombas com água, também corriam para ajudar. Os macacos pegaram cascas de frutos para carregar água. Os porcos encharcavam-se e balançavam a água de seus pelos sobres as chamas.  No fim, todos os animais, cada um de seu jeito, acharam maneiras de colaborar na luta. Pouco a pouco, o fogo começou a se debilitar quando, de repente, o Ser Celestial da Floresta, admirando a bravura destes bichinhos e comovido, enviou uma chuva que apagou de vez o incêndio e refrescou todos os animais, já tão cansados – mas felizes por terem salvado o lugar o qual passaram suas vidas até então…
Que possamos todos nós possamos ser Beija-flores, para ter a coragem de fazer a nossa parte e  buscar solidariedade de trabalhar em conjunto – Assim, fortes pela união de corpos e de fé, teremos junto ao Divino as possibilidades de transformar, construir e manter uma sociedade melhor.